Você já imaginou se locomover pela sua cidade em um bonde moderno, e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente? Essa é a proposta inovadora da TIG/m ViaTran™, em parceria com a Mesh Tecnologia no Brasil.
Fundada na Califórnia em 2005, a TIG/m ViaTran™ tem como objetivo desenvolver sistemas de transporte público de última geração, que operam com tecnologia sustentável e zero emissão de carbono. A empresa se destacou mundialmente em 2011, ao lançar o primeiro sistema de bonde sem fio movido a energia solar nos Estados Unidos.
Os bondes da TIG/m ViaTran™ utilizam energia embarcada, que pode ser proveniente de diferentes fontes renováveis, como por exemplo, a energia elétrica produzida por painéis solares ou eólica. Essa energia é armazenada no Sistema de Baterias e utilizada durante toda a operação do bonde, sem emitir CO₂. Caso exista na região um alto potencial para produção de energia renovável, a TIG/m ViaTran™ pode fornecer uma estação de geração de hidrogênio verde, responsável pelo carregamento diário das baterias de toda a frota.
Além disso, a empresa desenvolveu um sistema de células de combustível de hidrogênio para veículos ferroviários de passageiros. A energia gerada é armazenada sob a forma de hidrogênio, que posteriormente é usado para alimentar os trens por meio de células que convertem o hidrogênio em eletricidade.
Como é o processo de funcionamento de forma bem simplificada:
1. O hidrogênio é armazenado em estado gasoso, sob pressão, em um tanque na garagem do bonde;
2. Em seguida, o hidrogênio armazenado é transferido a uma célula de combustível embarcada no bonde;
3. A combinação ocorre por meio de catalisadores e uma membrana de troca de prótons, dividindo o hidrogênio em duas moléculas H⁺, que se unem ao oxigênio.
4. Como subproduto, são produzidos apenas energia elétrica e água pura (H₂O), caracterizando um processo com zero emissão de carbono.
5. A energia elétrica gerada é armazenada no Sistema de Baterias, que por sua vez fornece energia para o acionamento dos motores elétricos.
Todos os Bondes circulam por meio de motores elétricos alimentados por um Sistema de Baterias que armazena a energia necessária para operar por até 20horas/dia, sem nenhum tipo de recarga ao longo do dia.
Os bondes TIG/m ViaTran™ possuem um sistema regenerativo a bordo, capaz de recuperar até 40% da energia consumida por meio de frenagens regenerativas e/ou de um grupo gerador. Isso complementa o carregamento do Sistema de Baterias durante a operação, aumentando ainda mais a eficiência energética dos veículos.
Durante a noite, a concessionária local fornece energia de 220Vca / 60Hz, a unidade de carregamento é um conversor AC/DC que converte 220Vca monofásico em DC (CCS 150-920 VDC) que carregará os veículos a 22,5 Kw.
A estação de recarregamento, instalada no centro de manutenção ocupa menos de 1 m² e pode ser instalada em paredes ou bases, adaptando-se facilmente ao ambiente.
Esses bondes ultra verdes, com zero emissão de carbono, têm despertado o interesse de cidades em várias partes do mundo, como Catar, México, China, Emirados Árabes, Aruba, Turquia e Estados Unidos.
Sua cidade pode ser a próxima!
bondesmodernos #bondesdeepoca #bondesustentavel #transporteurbano #transporteverde #mobilidadeurbana #futurosustentavel #transporteecologico #tecnologiaverde #infraestruturaeficiente #mobilidadesustentavel #zeroemissaodecarbono #sustentabilidadeurbana #transportepublico #energialimpa #mobilidadeinteligente #cidadeverde